CENE.jpg

Centro Espírita Nova Esperança - CENE

 

 

História resumida da criação do Centro Espírita Nova Esperança - CENE

 

 

Durante um Congresso de Biblioteconomia, no ano de 2015, alguns palestrantes narraram experiências de levar literatura/cultura para um terminal de ônibus em Londrina - Paraná, onde as pessoas poderiam ler no local ou retirar emprestado e devolver quando possível.

 

Esta experiência despertou o desejo de abrir um espaço onde as crianças e jovens pudessem se reunir para ler ou realizar trabalhos escolares.

 

Conversando com parentes, com minha filha Gisele e principalmente com minha mãe Rivadalva Josina Vieira surgiu a ideia e a proposta de construir o “Espaço Cultural para a Juventude” com salas para leitura/estudos, oficinas de artesanatos, brinquedoteca, “cinema” e uma pequena horta.

 

Em 2016 a arquiteta Sonua Luersen foi contratada para elaborar o projeto deste empreendimento, inicialmente com divisões apropriadas para residência, na Rua Luiz Batinga de Vasconcelos, 109. Jardim Maria Helena em Taboão da Serra.

 

Ainda neste ano, as vibrações de sustentação para este empreendimento foram iniciadas pelos colegas trabalhadores da Assistência Espiritual de domingo do Centro Espírita Laços Eternos, atual Centro Espírita Luz do Evangelho - CELE.

 

Em meados de 2017 o Sr. José Itamar de Souza foi contratado para construir o então “Espaço Cultural da Juventude” com algumas características de residência, e no dia 19/06/2017 a obra foi iniciada.

 

Por eu não ter condições de ir às lojas e depósitos para pesquisar e pedir orçamento do material, o Sr. Itamar se disponibilizou a fazer estas pesquisas e pagar com o próprio cartão para eu reembolsar no mês seguinte, junto com o pagamento mensal.

 

Outra gentileza do Sr. Itamar, que quero registrar, foi ele fotografar e/ou filmar etapas importantes da obra e enviar pelo WhatsApp, me mantendo atualizada e vibrando muita alegria e gratidão.

 

Por volta do dia 06 de julho de 2017 o Sr. Edson Antônio Vieira foi “contratado” como engenheiro para elaborar o projeto estrutural e acompanhamento da obra e, posteriormente contratado como serralheiro para fabricar as portas e janelas do edifício.

 

No dia 03/12/2017 o “Espaço Cultural para a Juventude” recebeu a primeira visita de alunos da 16ª. Turma da EAE do CELE (a qual fui dirigente) Bárbara, Maria de Lourdes, Márcia, Kelly, Daniel, Lucimar, Simone, Leide, e as amigas Laurita e Cândida, também do CELE, e, ao final tivemos um almoço inesquecível na casa da minha mãe. A partir desta data, várias outras visitas e até festas aconteceram em meio à obra, evitarei citar nomes para não cometer injustiça, e todos os colegas ficaram admirados e confiantes na importância da causa. 

 

Durante o período de elaboração do projeto, em visita a uma casa espírita, levada por dois colegas, fui informada que não seria o que estava planejando e que meu compromisso era abrir um Centro Espírita. Já havia sido intuída mas por falta de autoconfiança não acreditei nesta possibilidade. Me informaram ainda que eu estava atrasada com este compromisso. Ainda insegura nada comentei mas fiz alterações na divisão do espaço interno.

 

Por ocasião da implantação do Trabalho de Caravanas de Evangelização e Auxílio na 16ª turma e, adquirindo um pouco de autoconfiança contei para os alunos/colegas do CELE que concordaram em realizar este trabalho na região do Jardim Maria Helena. Posteriormente contei para a família que apoiou e colaborou em vários momentos.

 

Alguns alunos, inclusive de outras turmas do CELE, abraçaram a causa de imediato e se colocaram à disposição para os trabalhos quando iniciados. Outros colegas estão se comprometendo com os trabalhos voluntários do CENE.

 

Sejam todos bem vindos.

 

 

 

 

 

Nome e Logotipo do CENE

 

 

Certo dia, enquanto andava à noite em direção à minha casa passei próximo a um grupo de jovens usando drogas, olhei para o prédio em obra e pensei “Quem sabe com estas atividades traga nova esperança para esse povo ... e para o Brasil... (gritei baixinho) ...  É isso! Valeu Mentores! Obrigada. Centro Espírita Nova Esperança.”

 

Por intuição foi projetado o mapa do Brasil com um feixe de luz branca descendo do alto, com luzes coloridas saindo do centro para todos os lados. A explicação que recebi, também por intuição, foi que Jesus e os Espíritos protetores do Brasil emitiam a luz branca, união de todas as cores, que seriam distribuídas luzes coloridas de acordo com a necessidade de cada um.

 

Mais uma vez o gritinho de alegria e gratidão: “Que lindo!!! Obrigada. Obrigada.”

 

Após algumas pessoas tentarem desenhar o logotipo sem êxito, expliquei ao Luiz Fernando de Assis qual era a ideia e, após algumas tentativas ele conseguiu elaborar o logotipo do CENE.