Centro Espírita Irmão Alfredo
Rua Ribeiro do Vale 120 - Brooklin Paulista - São Paulo - CEP 04568-000

fone (11) 99179-9887

faleconosco@irmaoalfredo.org.br

http://www.irmaoalfredo.org.br

 

 

RESUMO HISTÓRICO DO CENTRO ESPÍRITA IRMÃOS ALFREDO - CEIA

 

1973 - Reunião familiar na residência de Morency e Eva, pra estudo do Evangelho a participação de Maria Helena, Dª Zezé, Zanella, Marilena, Helena, Natividade, Hugo, Hélcio, Cida, Tia Ruth e Ignês.

 

Irmão Alfredo se identifica como mentor espiritual do grupo e orienta para se abrirem à prática da caridade, para o que buscam auxílio do Centro Espírita “Casa do Caminho”, no bairro de Santana, onde aprendem e começam a prestar Assistência Espiritual e Social, servindo um sopão, aos domingos, na favela do Mandaqui, com visitas domiciliares, levando mensagens evangélicas.

 

Em 06/04/1976 – alugam uma casa na Rua Guararapes, 1734, instituindo o “Grupo Socorrista Irmão Alfredo”, visando propiciar assistência espiritual e a divulgação da doutrina por meio de programa de estudos.

 

Fundadores: José Carlos de Oliveira, Maria Helena Zanella Oliveira, Natividade Gonzáles de Aquino, Hélcio A. do Carmo, Maria Aparecida Marques, Leny Cambaúva Iglesias, Luis Roberto Iglesias, Eva Maria Zanella Monte e Morency Botelho Monte.

 

Além desses fundadores, novos voluntários agregaram-se ao grupo, vindos do Centro Espírita Maria de Nazareth e adotam o programa da Aliança Espírita Evangélica, iniciando a Primeira Escola de Aprendizes do Evangelho, dirigida pelo Vitório e pela Léa, e, posteriormente, pela Maria Aparecida Parente. Participaram dessa turma: Nídia, Omar, Morency, Eva, Mirjan, Miriam, entre outros.

 

A segunda turma foi dirigida pelo Morency, dela ingressando na Fraternidade dos Discípulos de Jesus – FDJ a Ivani. A terceira turma foi dirigida pelo Ubiraci.

 

No dia 10 de agosto de 1979 o nome foi trocado para Centro Espírita Irmão Alfredo – CEIA e em 17 de setembro de 1979 foi deliberada a mudança da sede social para a Rua Guaraiuva, 1514.

 

Nessa ata constam as assinaturas do Ubiraci de Souza Leal, Nídia K. David Daghum, do Omar David Daghum, Maria Castanheira, além de outros. Com a ida do Morency para Petrópolis, o grupo de cerca de 10 voluntários assumiu as responsabilidades do CEIA e novos desafios se apresentaram nesse novo período:

 

  • Abertura de assistência espiritual passando de 1 para 3 dias da semana, principalmente um dia a tarde.
  • Abertura de novas turmas de Escolas de Aprendizes pelo menos 2 novas turmas por ano.
  • Curso de Médiuns para todos que necessitassem.
  • Além dos trabalhos de assistência a Hospital que era feito por alguns Voluntários do CEIA abriu-se uma creche para deficiente (NAIA) atendendo 20 crianças.
  • Abertura e/ou apoio a abertura dos Centros CELE (Luz da Esperança), Diácono Estêvão, Apóstolo Paulo, CEAE de Poa, e outros.
  • Por determinado tempo assumiu a distribuição do jornal “O TREVO”. Em 20/02/1988, com a construção da sede própria o CEIA mudou-se da Rua Guaraiuva para o endereço atual à Rua Ribeiro do Vale, 120. Atividades Ampliadas:
  • Encontra-se com a Turma da EAE 73 em andamento, tendo em média 5 Turmas simultâneas em andamento em várias etapas incluindo Sábados e Domingos.
  •  Assistência espiritual 6 vezes por semana incluindo Sábados e Domingos.
  • Apoio a outras casas espíritas da Aliança.
  • Trabalhos Sociais e Caravanas e
  • Nova ampliação dos trabalhos em Futura Nova Sede. Atualmente, fevereiro de 2018, o CEIA atende em média cerca de 350 assistidos por semana e 200 alunos em escolas