Centro Espírita Irmão Alfredo
Rua Ribeiro do Vale 120 - Brooklin Paulista - São Paulo - CEP 04568-000
fone (11) 99179-9887
faleconosco@irmaoalfredo.org.br
http://www.irmaoalfredo.org.br
RESUMO HISTÓRICO DO CENTRO ESPÍRITA IRMÃOS ALFREDO - CEIA
1973 - Reunião familiar na residência de Morency e Eva, pra estudo do Evangelho a participação de Maria Helena, Dª Zezé, Zanella, Marilena, Helena, Natividade, Hugo, Hélcio, Cida, Tia Ruth e Ignês.
Irmão Alfredo se identifica como mentor espiritual do grupo e orienta para se abrirem à prática da caridade, para o que buscam auxílio do Centro Espírita “Casa do Caminho”, no bairro de Santana, onde aprendem e começam a prestar Assistência Espiritual e Social, servindo um sopão, aos domingos, na favela do Mandaqui, com visitas domiciliares, levando mensagens evangélicas.
Em 06/04/1976 – alugam uma casa na Rua Guararapes, 1734, instituindo o “Grupo Socorrista Irmão Alfredo”, visando propiciar assistência espiritual e a divulgação da doutrina por meio de programa de estudos.
Fundadores: José Carlos de Oliveira, Maria Helena Zanella Oliveira, Natividade Gonzáles de Aquino, Hélcio A. do Carmo, Maria Aparecida Marques, Leny Cambaúva Iglesias, Luis Roberto Iglesias, Eva Maria Zanella Monte e Morency Botelho Monte.
Além desses fundadores, novos voluntários agregaram-se ao grupo, vindos do Centro Espírita Maria de Nazareth e adotam o programa da Aliança Espírita Evangélica, iniciando a Primeira Escola de Aprendizes do Evangelho, dirigida pelo Vitório e pela Léa, e, posteriormente, pela Maria Aparecida Parente. Participaram dessa turma: Nídia, Omar, Morency, Eva, Mirjan, Miriam, entre outros.
A segunda turma foi dirigida pelo Morency, dela ingressando na Fraternidade dos Discípulos de Jesus – FDJ a Ivani. A terceira turma foi dirigida pelo Ubiraci.
No dia 10 de agosto de 1979 o nome foi trocado para Centro Espírita Irmão Alfredo – CEIA e em 17 de setembro de 1979 foi deliberada a mudança da sede social para a Rua Guaraiuva, 1514.
Nessa ata constam as assinaturas do Ubiraci de Souza Leal, Nídia K. David Daghum, do Omar David Daghum, Maria Castanheira, além de outros. Com a ida do Morency para Petrópolis, o grupo de cerca de 10 voluntários assumiu as responsabilidades do CEIA e novos desafios se apresentaram nesse novo período: